Skip to main content

O que é a pele com tendência atópica?

A pele com tendência atópica caracteriza-se por ser muito seca e com prurido e é propensa a desenvolver hipersensibilidade a determinados fatores, levando ao aparecimento de manifestações cutâneas, como o eczema.

Eczema é a designação de um grupo de afeções dermatológicas que fazem com que a pele fique vermelha, com prurido e inflamada. A forma mais comum de eczema é a dermatite atópica. Embora o eczema possa surgir em qualquer parte do corpo, as zonas mais comuns do corpo onde se manifesta são as mãos e os pés, o interior dos cotovelos, atrás dos joelhos e em torno dos tornozelos e dos pulsos. O eczema também pode aparecer no rosto, particularmente nas bochechas, no pescoço e na parte superior do peito. A pele em torno dos olhos, incluindo as pálpebras, também pode ser afetada. Coçar pode causar vermelhidão e inchaço e prurido.

Viver com dermatite atópica

A causa da dermatite atópica ainda hoje não é completamente compreendida, mas acredita-se que a genética desempenhe um papel importante. Embora geralmente comece na infância, por vezes pode manifestar-se apenas na idade adulta. Estima-se que 10 por cento da população já foi afetada, em algum momento, pela dermatite atópica.

Pessoas com eczema atópico têm, muitas vezes, outros problemas atópicos, como a asma ou febre dos fenos. 

Um bom cuidado diário da pele é essencial para o controlo do problema e começa com um regime diário de banho e hidratação da pele.

O ciclo "prurido - coçar"

Quando a pele fica seca e irritada, pode sentir prurido. Coçar pode piorar o prurido. Isto é conhecido como o ciclo "prurido - coçar".

A pele com tendência atópica é geralmente muito seca, com crises de secura extrema e prurido. As zonas mais afetadas são os cotovelos, os joelhos, pálpebras, em torno da boca, mãos e pés.

Gerir fatores que desencadeiam o eczema

Identificar e evitar fatores que desencadeiam o aparecimentoo do eczema ou o podem agravar, bem como efetuar uma lavagem e hidratação adequadas, são um fator importante na gestão da pele sensível e com tendência atópica.

Produtos irritantes

Ao longo do tempo vai perceber os elementos que desencadeiam crises em si ou no seu filho. Entre os produtos irritantes mais comuns podemos incluir:

Sabonetes, detergentes e toalhitas

Banhos de espuma e determinados champôs

Desinfetantes como o cloro

Fragrâncias e corantes

O seu médico pode recomendar:

  • Lavar as roupas novas antes de as usar.

  • O uso de produtos sem corantes e sem perfume.

  • O uso de protetores solares adequados para pele sensível.

Alérgenos

Nalgumas pessoas, o eczema é desencadeado por alérgenos. Conheça alguns alérgenos comuns:

Ácaros do pó doméstico

Animais domésticos

Pólenes (sazonal)

Mofo

Para reduzir os ácaros do pó:

  • Aspire e limpe a vapor o pavimento do quarto e os móveis com frequência.

  • Reduza ao mínimo os brinquedos moles e lave-os com frequência.

  • Lave os seus animais domésticos regularmente para reduzir a presença de pelo dos animais.

Ambiente

Temperatura e humidade extremas podem desencadear crises ou exacerbações de pele sensível ou eczema. Os fatores de ativação ambiental incluem:

Temperatura quente ou fria

scarsa o elevata umidità

Fumo do tabaco

Poluição

Tente manter em sua casa uma temperatura e um grau de humidade regularizado.

Alimentação

A exposição a alérgenos alimentícios pode exacerbar a dermatite atópica. Os alimentos mais comuns que podem piorar o eczema incluem:

Produtos lácteos

Ovos

Frutos secos e sementes

Trigo

Se suspeitar que um determinado alimento está a piorar os sintomas do eczema, consulte o médico do seu filho. Ele poderá pedir-lhe que crie um diário para o ajudar a identificar um ou mais alimentos suspeitos.

Gerir fatores que desencadeiam o eczema

Stress

O stress não causa pele sensível ou eczema, mas o stress, a raiva e a frustração podem piorar os sintomas existentes. Se o seu filho está a ter problemas na creche ou na escola, pode notar que o eczema vai piorando. O stress também pode causar o hábito de coçar. O ato de coçar na verdade pode causar mais inflamação e prurido, tornando a erupção cutânea ainda pior.

Mantenha sempre as unhas do seu filho pequenas. Pondere a possibilidade de o seu filho usar luvas de algodão caso tenha tendência para se arranhar durante a noite.

Reforce o microbioma da sua pele

O microbioma da sua pele é uma comunidade com grande diversidade de bactérias boas e más. Uma pele com um aspeto saudável possui um microbioma equilibrado e uma barreira de pele preservada. A pele com tendência atópica possui um microbioma desequilibrado e uma barreira cutânea danificada, tornado-se vulnerável a substâncias irritantes que podem causar vermelhidão, crises de secura extrema e prurido.

Tal como os nossos intestinos dependem de probióticos ativos e de outras bactérias intestinais para reporem a saúde, o microbioma da pele precisa de manter determinadas bactérias para manter uma pele com um aspeto saudável. Os prebióticos são alimento para os probióticos e para o microbioma. Nos cuidados da pele, os prebióticos como a aveia coloidal estimulam a presença de boas bactérias, que podem ajudar a criar um ambiente saudável para o microbioma da pele.

Um banho adequado e uma hidratação correta são essenciais

Um banho adequado e uma hidratação correta são essenciais para o cuidado diário da pele com tendência atópica. Os hidratantes podem ajudar a reter a água na pele, ajudando a mantê-la mais flexível e menos propensa a gretar. É importante manter uma rotina regular de hidratação, mesmo quando não estiver a passar por uma exacerbação. Uma limpeza suave também ajuda a cuidar da pele. Isto pode ajudar a manter a barreira intacta para ajudar a prevenir exacerbações futuras. 

Uma rotina eficaz de cuidados com a pele pode ajudar a reparar e a fortalecer a barreira de hidratação da pele, ajudando a prevenir a recorrência de pele desconfortável, com prurido, seca e irritada. As fórmulas de AVEENO® com Aveia prebiótica ajudam a reter a humidade, suavizam e repõem a barreira de hidratação da pele.

Conselhos para o banho

  • Use água morna quando der banho ao seu filho. 

  • Use um produto de limpeza suave, sem perfume e sem corantes. 

  • Aplique na pele seca com suavidade - não esfregue. 

  • Evite esponjas e toalhas para o corpo. 

Conselhos de hidratação

Como deve fazer sempre, fale com seu médico se tiver alguma dúvida ou preocupação nesta matéria.