Skip to main content

Sente a pele seca?

A pele seca afeta quase todas as pessoas em algum momento das suas vidas. As causas mais comuns da pele seca são ambientais (temperaturas frias e baixa humidade), mas a idade, a genética e um histórico de determinadas doenças também podem contribuir para essa situação. Uma pele saudável deverá conter água, óleos e lipídos ricos em humidade. 

Ajude a manter a humidade na sua pele

A sua pele obtém a hidratação a partir do ambiente, da sua alimentação e da sua rotina de cuidados com a pele. O teor de água da camada exterior da sua pele (a epiderme) também tende a refletir o nível de humidade que se encontra ao seu redor, por isso seguir a mesma rotina de cuidados com a pele durante todo o ano pode não funcionar quando os níveis de humidade diminuem. Aqui vai encontrar algumas formas simples de manter a sua pele hidratada e combater a pele seca e com prurido:

  • Limite o tempo no chuveiro ou no banho a 5 a 10 minutos. Use água morna, não muito quente, e um gel de banho suave.

  • Hidrate a pele imediatamente após a lavagem, enquanto a pele ainda está húmida. As pomadas, cremes e loções atuam no sentido de evitar a perda transepidérmica da água existente na sua pele. Mantenha o seu hidratante perto do chuveiro ou da banheira e use generosamente sempre após tomar um duche ou banho.

  • Use um humidificador para adicionar a humidade necessária ao ar e ajudar a evitar que a sua pele seque.

  • Escolha tecidos que sejam agradáveis para a sua pele. As fibras naturais, como o algodão e a seda, permitem que sua pele respire. 

  • Altere os seus hábitos alimentares. Opte por uma dieta rica em gorduras saudáveis como peixe, nozes, azeite e abacate e beba muita água!

Escolha de um hidratante

Os melhores hidratantes para a pele seca são aqueles que possuem uma combinação de ingredientes hidratantes que previnem o prurido da pele, evitam a perda de água e restauram a hidratação da pele.

  • Entre os ingredientes que ajudam a suavizar a pele seca incluem-se a aveia coloidal, a glicerina e a vaselina. AVEENO® Daily Moisturizing Loção é formulada com aveia coloidal e hidratantes para ajudar a prevenir e a proteger a pele seca durante 24 horas. Apenas uma aplicação deixa a sua pele macia, suave e com um aspeto naturalmente saudável. E não é gorduroso. Combine-a com a AVEENO® Daily Moisturising Gel de Banho para repor a hidratação natural da pele durante a limpeza, para uma pele visivelmente mais saudável.

Tente evitar:

  • Sabonetes, desodorizantes e tonificantes para a pele à base de álcool podem irritar a pele seca e sensível.

  • Esfoliantes químicos utilizados para o cuidado antienvelhecimento ou da pele com tendência acneica - retinol, ácido glicólico, ácido salicílico e peróxido de benzoílo - também podem secar a sua pele. Reduzir a frequência de utilização e escolher um produto de limpeza suave normalmente ajuda.

Reforce o microbioma da sua pele

O microbioma da sua pele é uma comunidade com grande diversidade de bactérias boas e más. Uma pele com um aspeto saudável possui um microbioma equilibrado e uma barreira de pele preservada. O ecossistema da pele seca e com prurido é frágil; a barreira cutânea está comprometida e o microbioma está mais propenso a desequilíbrios. Um microbioma desequilibrado pode causar vermelhidão, prurido e secura.

Pense no microbioma da sua pele como uma barreira que protege tudo aquilo que está abaixo dela - deixando entrar água e nutrientes, enquanto protege contra os intrusos. Essa barreira pode ser enfraquecida por agressores externos como o clima, a poluição e o estilo de vida. A vermelhidão, o prurido e a secura são sinais de um microbioma desequilibrado.

Tal como os nossos intestinos dependem de probióticos ativos e de outras bactérias intestinais, o microbioma da pele precisa de manter determinadas bactérias para manter uma pele com um aspeto saudável. Os prebióticos são alimento para os probióticos e para o microbioma. Nos cuidados da pele, os prebióticos como a aveia coloidal estimulam a presença de boas bactérias, que podem ajudar a criar um ambiente saudável para o microbioma da pele.

Não se esqueça de cuidar das mãos e os pés!

Luvas e meias podem ajudar a proteger as suas mãos e os seus pés da secura quando está frio. Dedique algum tempo a cuidar deles com hidratantes concebidos para a pele seca. O AVEENO® DAILY MOISTURISING CREME HIDRATANTE  com aveia prebiótica hidrata e suaviza, garantindo mãos suaves, equilibradas e com aspeto saudável desde a primeira aplicação..